terça-feira, 7 de março de 2017

Aprendendo a ser feliz na tristeza

Ser feliz na tristeza é uma indispensável lição a ser aprendida por todos os que desejam viver bem todos os dias das suas vidas. E isto não é nenhuma contradição em termos, pois a felicidade é um conjunto de atitudes internas nossas, e não um estado passageiro, tal como muitos pensam...

Diferente da felicidade, a alegria, esta sim é um estado momentâneo do indivíduo: fica-se alegre por ganhar um presente, tomar um sorvete, dar um beijo, fazer compras etc. mas esta sensação depende do contexto. Mudando-se a situação de favorável para má, transmuta-se também a alegria em tristeza, decepção, raiva, frustração etc.

Agora o que você pode estar se perguntando neste momento é, afinal, como ser feliz na tristeza. Note que a felicidade é um conjunto de atitudes mentais suas, e talvez a mais importante delas se chame resignação. Resignar-se é aceitar que, como Jesus disse, "basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6:34), ou seja, é suficientemente boa a característica própria daquele instante da vida, e não de outro qualquer naquele momento. Assim, o dia da alegria é bom, e o dia da tristeza é bom também porque você permanece o mesmo, você não muda junto com as circunstâncias.

Quem age desta forma é realmente feliz, sendo grato pelo que tem (o que traz paz ao seu ser) e possuindo uma esperança não ansiosa de que coisas melhores ainda virão.