segunda-feira, 1 de maio de 2017

Silêncio! Deus está trabalhando

"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" (Salmos 46:10)
Quando estamos em tempos de provas o que nós mais fazemos é falar. Entretanto, ao invés de falarmos, o que nós devemos fazer é aprender a conjugar o verbo silenciar: eu silencio, tu silencias, ele silencia, nós silenciamos, vós silenciais e enquanto isso Deus trabalha! Porém, quão difícil é nos calarmos! Se não falamos, nossos pensamentos gritam; se não pensamos, ainda assim sonhamos com a causa que nos aflige. Tudo conspira contra o bom e necessário silêncio.

Todavia, saiba que fé e silêncio caminham juntos. Ter fé significa entregar uma causa nas mãos de Deus e "deixar quieto", como dizem. De fato, você deve orar e esperar com paciência, e não agir como uma criança insistente que fica a cada cinco minutos cobrando algo que a mamãe já lhe prometeu. Se oramos mas depois falamos incessantemente sobre o assunto é porque nossa fé está vacilando e, quando isso acontece, devemos pedir para que ela nos seja acrescentada.

Assim sendo, podemos concluir que o silêncio na hora da prova é uma demonstração de maturidade espiritual que nós oferecemos para Deus. Suportamos calados as provações por três motivos: 1) porque sabemos que o que nós temos que passar ninguém passará em nosso lugar; 2) porque compreendemos que a prova serve para o nosso aperfeiçoamento espiritual; 3) porque esperar em silêncio é uma mostra de confiança e de fé no poder de Deus em nosso favor!

Portanto, amados, não turbemos o nosso coração no dia da angústia, tampouco multipliquemos queixas ao Senhor. Da multidão das palavras nasce a confusão, mas o silêncio do justo é avaliado a peso de ouro por Deus no tempo da provação.