quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Deus escolhe os que escolhem ser escolhidos

 Nós temos o hábito de ler diariamente muitas páginas, não somente as ligadas à CCB, mas também as escritas por irmãos de outras denominações, assim como acompanhamos as publicações de diversos pastores e teólogos de distintas vertentes, obedecendo a máxima bíblica “examinai tudo, retende o bem” (1 Ts 5:21).

E, nestas nossas leituras, algo que encontramos com frequência é o velho debate: “fomos nós que escolhemos a Deus ou foi Deus quem escolheu a nós?”. Neste particular, nós apreciamos muito a visão “desteologizadora” que o Caio Fabio D'Araújo Filho possui do evangelho, pois ela dissolve questões teológicas e outras complicações infrutíferas que não influenciam na salvação.

Não defendendo nenhuma teologia específica e rejeitando as discussões clássicas sobre o tema, julgamos ser bem mais coerente com o caráter de Deus a idéia de que "escolhidos são aqueles que escolhem servir a Deus e, em escolhendo a Deus, são escolhidos pelo Pai" (Caio Fábio). Pois, como sabemos, Deus não rejeita a ninguém que O procura (Jo 6:37).



Quando Deus diz: “terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer” (Ex 33:19), isto fala sobre um Deus cuja misericórdia vai muito além até do que se espera que Ele tenha (e não menos, de maneira "seletiva"). Fala de uma Graça não apenas abundante, mas superabundante em meio ao pecado (1 Tm 1:14; Rm 5:20).

Se procurássemos compreender o caráter de Deus, por certo compreenderíamos melhor as Escrituras e não desperdiçaríamos as nossas energias em contendas inúteis acerca de palavras (Tt 3:9). Mais vale tentarmos compreender o "espírito" das escrituras do que colecionar citações bíblicas para embasar nossas próprias impressões pessoais acerca delas.

Por não agirem assim é que os antigos judeus guardavam literalmente a Lei, mas jamais chegaram a entender para que servia a Lei. Felizmente, Jesus veio e nos ensinou a olhar para onde as escrituras estão apontando, e não a olhar fixamente para as escrituras em si.

Bendito seja Deus, que em seu infinito amor escolheu a tantos quantos escolheram ser escolhidos por Ele.