sábado, 16 de setembro de 2017

Uma livre releitura de 1 Coríntios 13 (vv 1-8)

1 Mesmo que eu falasse fluentemente idiomas humanos e dialetos de anjos, sem que ninguém os tivesse me ensinado, se em mim não habitasse o amor, tudo isto seria muito bonito, porém não traria edificação a ninguém.

2 Mesmo que eu fosse apto a exortar, consolar e ensinar, de modo que eu me tornasse o mais sábio dos homens, e além disso tivesse uma fé inabalável, se em mim não habitasse o amor, isto não teria valor algum.

3 Mesmo que, numa demonstração hipócrita de falsa piedade, eu chamasse a imprensa para noticiar a entrega de todos os meus bens a instituições de caridade, e mesmo que eu me submetesse a torturas físicas inimagináveis somente para entrar para a História como um “mártir”, por não habitar em mim o verdadeiro amor, recompensa nenhuma eu receberia.

4 O verdadeiro amor sofre, assim como o Servo Sofredor padeceu por nós, o verdadeiro amor é do bem, nele não há malícia de espécie alguma, ele não odeia ninguém que tenha algo que ele deseja, ele não faz "molecagens", não é irresponsável, o verdadeiro amor não se incha em sua tola vaidade.




5 O verdadeiro amor não se porta mal, ele é sereno, não é dado a escândalos, não faz da busca pela sua satisfação pessoal a razão da sua própria existência, não fica brabo por qualquer coisa, não possui um olhar mau que transforma tudo o que vê em “suspeito”.

6 O verdadeiro amor não sente prazer algum na injustiça, na falsificação da verdade para condenar o inocente ou absolver o culpado, para dar a alguém aquilo que não lhe pertence ou para tirar de alguém algo que é seu por direito, mas sente imensa alegria ao ver a verdade, que é a própria justiça, prevalecer.

7 O verdadeiro amor é resignado, ele aceita que basta a cada dia o seu mal, ele sabe que o Pai Celeste conhece perfeitamente as suas necessidades, e por isso aguarda com paciência e fé a providência divina, suportando neste ínterim tudo aquilo que for necessário.

8 O verdadeiro amor não tem como dar errado, ele sempre funciona! O verdadeiro amor não possui prazo de validade, ele é Eterno! Todavia, haverá um tempo no qual profecias, linguagens, e todo conhecimento se tornarão obsoletos, não tendo mais utilidade alguma.