terça-feira, 24 de outubro de 2017

É pecado usar jóias e maquiagens? e o que realmente significa "vaidade"?

“Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade” (Eclesiastes 1:2). Vaidade não é somente roupas, jóias ou pinturas, mas tudo o que é passageiro, tudo aquilo que não levamos desta existência. Podemos ter fama, fortuna e beleza, mas ao fim tudo passa, tudo é ilusão. Podemos buscar títulos e posições sociais, mas um dia isso de nada nos servirá.

Como notamos, “vaidade” é um conceito muito abrangente, e por isso é um erro resumi-lo simplesmente àquelas coisas que usamos para nos parecer mais belos ou elegantes. Contudo, a maioria das denominações evangélicas ainda persiste no entendimento mais simplista do termo, tratando a vaidade somente como maquiagem, adereços, jóias, roupas etc. O resultado disto é que as mulheres acabam sendo as mais atingidas pelos usos e costumes das igrejas.


A regra das mulheres cristãs quanto à aparência é que “se vistam MODESTAMENTE, com DECÊNCIA e DISCRIÇÃO, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus (1 Timóteo 2:9,10). O mesmo diz Pedro às mulheres casadas: “a beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus” (1 Pedro 3:3,4).

Se analisarmos corretamente os dois textos bíblicos, veremos que tanto Paulo quanto Pedro nada disseram contra as irmãs zelarem de suas aparências: eles apenas recomendaram que elas: (a) fossem modestas e discretas, não ostentando objetos caros como ouro, pérolas e roupas de luxo e (b) que se portassem decentemente, não usando sua beleza física para dar ocasião ao pecado, mas sim: (c) se preocupassem ACIMA DE TUDO com a sua espiritualidade, adornando o seu ser interior, isto é, desenvolvendo um caráter verdadeiramente cristão.

O que as Escrituras querem nos ensinar neste particular é a ter senso das proporções, ou seja, a dar a cada coisa o seu devido espaço em nossas vidas. Não faria sentido algum que os apóstolos proibissem as mulheres de usarem brincos, pulseiras ou pinturas, por exemplo, pois estes eram elementos comuns na cultura judaica. Entretanto, Deus quer que usufruamos da nossa liberdade com sabedoria, de modo a não invertermos a ordem das prioridades.

Assim sendo, a Bíblia não proíbe o uso de jóias ou maquiagens, desde que com bom senso, respeitando os critérios estabelecidos por Deus: modéstia, decência e discrição. Este não é o ponto de vista da maioria das igrejas que conhecemos, todavia, é o que a Palavra de Deus diz.