domingo, 19 de março de 2017

Quatro pecados de quem desperdiça comida

Dias atrás eu li um texto muito edificante sobre desperdício, e desde então comecei a meditar sobre os pecados que nós cometemos ao desperdiçarmos alimentos no nosso dia a dia. Não se trata de sermos avarentos, poupando ao máximo o que temos, mas sim de sermos gratos a Deus por tudo quanto Ele nos tem dado, fazendo bom uso de nossos recursos materiais.



Vejamos então alguns destes erros:
  • Ingratidão: Desperdiçando comida você joga no lixo uma parte aproveitável da bênção que Deus lhe preparou. Portanto, não seja mal agradecido! Valorize o que Deus lhe deu!
  • Falta de compaixão: Muitas pessoas gostariam de comer nem que fossem as "migalhas que caem da sua mesa". Então coloque-se no lugar delas, sofra a sua dor e se importe com o fato de que nem você e nem elas vão comer algo que poderia ser aproveitado.
  • Falta de sabedoria: Lembre-se de que o que está sobrando hoje pode ser o que vai fazer falta amanhã... Por isso, use os alimentos com sabedoria.
  • Egoísmo: Se você sabe que outros poderiam se alimentar da mesma comida que você já comeu e ficou satisfeito, por que jogar fora ao invés de compartilhar? Divida com vizinhos, parentes ou amigos aquele bom pedaço de bolo que sobrou da festa, por exemplo, rsrs.
Estes são quatro pecados que praticamos quando desperdiçamos alimentos. Reflitamos sobre isto para reduzirmos o desperdício e, se possível, até darmos de comer aos menos favorecidos.